Cursos, palestras e pesquisas
Cursos e Treinamentos
- Curso a Distância lançado por Claudia Atas em parceria com o Instituto IDALE e a MicroPower em 13 de abril de 2014.
- Estimula o usuário com vídeo, ilustrações e exercícios interativos.
“Redação para Ouvidores” (28 de junho de 2011), para os profissionais de empresas associadas à ABO – Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman.
“Ouvir e redigir com clareza e coerência” (2009 e 2010), para a equipe do SAC da Reckitt Benckiser (Brasil), multinacional do setor de limpeza.
“Ouvir e redigir com clareza e coerência” (1º semestre de 2009), para alunos de pós-graduação em Educação Sexual do Centro Universitário Salesiano de São Paulo
Palestras
Redação Empresarial (outubro/2011), na Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos.
“Leitura crítica de jornal” (novembro/2004), para alunos do curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica-SP.
“Leitura crítica de jornal” (novembro/2004), para alunos do curso de Pedagogia da Faculdade Sumaré, na capital paulista.
Pesquisas
Idealizei e tive papel relevante na execução de dois trabalhos sobre o uso do SAC:
As diferentes características de usuários e não-usuários de SACs(2002). A pesquisa confrontou 100 usuários do SAC (amostra cedida por multinacional do setor de Higiene e Limpeza) com um grupo-espelho, todos da cidade de São Paulo. Ainda que de forma preliminar, o trabalho permitiu verificar que os usuários de SAC constituem clientes especiais em relação aos consumidores não-usuários do atendimento ao cliente.
SAC, um patrimônio negligenciado (2003/2004). O levantamento foi realizado a partir de uma amostra de 404 empresas da área de alimentação baseadas no estado de S.Paulo. A análise revelou que a “voz” do consumidor era pouco ouvida dentro das empresas e que a quase totalidade não dispunha de uma política de relacionamento com o consumidor, nem ouvia as opiniões do SAC em ações importantes do Marketing.
Estudos
“Como influenciar vendedores e conquistar pontos-de-venda” (2001), desenvolvido para otimizar a comunicação entre a matriz e a cadeia de distribuição da Dr.Oetker Brasil.
“Tendências do SAC” (2005), apresentado à Gerência de Relações com o Consumidor da Unilever Bestfoods.