Skip to content

Vamos falar de Anarquismo no contexto gramatical-2

23.September. 2020
por Claudia Atas

Neste segundo post sobre “Anarquismo com revisão de gramática e estilo”, trabalhamos a partir de um artigo sobre contexto. Vamos lá?

II) Quando aparece e se desenvolve o Anarquismo?primeira-greve-geral-no-brasil-1917

Embora existam divergências com relação ao surgimento da ideologia anarquista, seu início remonta ao início do século XIX. O contexto de formação dos Estados Nacionais, a expansão da segunda revolução industrial e a consolidação do capitalismo são fatores essenciais para compreender sua origem.

O seu primeiro teórico teria sido Pierre-Joseph Proudhon (1809 -1865), um parlamentarista francês (…). (Ele) criticou abertamente a propriedade privada e a autoridade exercida por um soberano sobre uma nação. Suas ideias serão apropriadas pelo movimento operário que (…) (ganhava) visibilidade na sua luta contra a opressão capitalista.

(…) Mikhail Bakunin, revolucionário anarquista russo, é considerado responsável pela sistematização das ideias (anarquistas, como) abolição da propriedade privada; autogestão; coletividade; igualdade (inclusive de gênero e de raça); horizontalidade; fim do capitalismo; fim da dominação religiosa.

(…). Historicamente são marcadas cinco ondas desse movimento:

  • Primeira onda (1868 – 1894): sistematização e difusão dos seus ideais, além da atuação na AIT [Associação Internacional dos Trabalhadores].
  • Segunda onda (1895 – 1923): consolidação do movimento anarquista.
  • Terceira onda (1924 – 1949): junto com a segunda é uma das fases mais relevantes devido à eclosão de diversos movimentos notórios.
  • Quarta onda (1950 -1989): momento de expansão para novos territórios e de forte repressão.
  • Quinta onda (a partir de 1990): reorganização do movimento anarquista após o fim da URSS.

(…) (no Brasil, um dos fatores) de extrema importância para a chegada e difusão dos ideais anarquistas foi a intensa imigração de italianos e espanhóis no país a partir da metade do século XIX.

Através do sindicalismo e das associações mutualistas, o movimento anarquista vai ganhar fôlego entre o proletariado brasileiro que buscava uma alternativa para a exploração a (sic) qual estavam submetidos. Participaram do I Congresso Operário Brasileiro em 1906 e das ondas de greve que atingiram o país nas décadas de 1900 e 1910. (…)

Trecho para análise:

O anarquismo é uma ideologia política que vai surgir entre o final do século XIX e o início do século XX em uma conjuntura de mudança política, econômica, social, cultural e das relações trabalhistas com o advento da Segunda Revolução Industrial. Conversando com outras teorias do período, como o socialismo e o comunismo. O anarquismo entra em campo como uma ideologia do seu tempo, dialogando com a fase do capitalismo industrial e as suas contradições cada vez mais aparentes na sociedade. O movimento social vai ter implicações em diversos locais ao redor do mundo, inclusive no Brasil. https://descomplica.com.br/artigo/anarquismo-resumo-origem-e-caracteristicas/6KM/

Aprimoramentos

  1. I) VÍRGULAS – sua ausência ou má colocação podem comprometer a clareza do enunciado. Compare o original do trecho em análise com as sugestões oferecidas para organizar as informações e facilitar o entendimento:

Original

O anarquismo é uma ideologia política que vai surgir entre o final do século XIX e o início do século XX em uma conjuntura de mudança política, econômica, social, cultural e das relações trabalhistas com o advento da Segunda Revolução Industrial.

Sugestão

O anarquismo é uma ideologia política que surge entre o final do século XIX e o início do século XX [vírgula], em uma conjuntura de mudança política, econômica, social, cultural e [vírgula], ainda, nas relações trabalhistas com o advento da Segunda Revolução Industrial.

  1. II) PRECISÃO também é questão de lógica. Na sequência de adjetivos relacionados às áreas do conhecimento (Política, Economia, Sociologia), aparece a expressão “relações trabalhistas”, que não configuram uma ciência, ao contrário, são parte da ciência do Direito.

Essa quebra na sequência lógica causa pode desaparecer com a reconstrução da frase, na qual relações trabalhistas é enquadrada na esfera jurídica. Compare as formas:

Original

O anarquismo é uma ideologia política que vai surgir entre o final do século XIX e o início do século XX em uma conjuntura de mudança política, econômica, social, cultural e das relações trabalhistas com o advento da Segunda Revolução Industrial.

Sugestão

O anarquismo é uma ideologia política que surge entre o final do século XIX e o início do século XX [vírgula], em uma conjuntura de mudança política, econômica, social, e cultural e mesmo jurídica, pois, com o advento da Segunda Revolução Industrial, a influência do Anarquismo se estende às relações trabalhistas. (…)

A reconstrução da frase resolve o problema lógico e organiza melhor a inserção do complemento “com o advento da Segunda Revolução Industrial”, facilitando a compreensão do leitor.

III) FRASES “SOLTAS”, como chamo frases sem sujeito, forçam o leitor a procurar o sujeito na frase anterior. Em geral, essa forma é um tipo de modismo que atrapalha leitura e compreensão de frases longas e complexas. No exemplo, a frase em vermelho é uma frase solta:

Original

Conversando com outras teorias do período, como o socialismo e o comunismo. O anarquismo entra em campo como uma ideologia do seu tempo, dialogando com a fase do capitalismo industrial e as suas contradições cada vez mais aparentes na sociedade. O movimento social vai ter implicações em diversos locais ao redor do mundo, inclusive no Brasil.

Sugestão 1

Ao conversar com outras teorias do período, como o socialismo e o comunismo, o anarquismo entra em campo dialogando com a fase do capitalismo industrial e as suas contradições (VÍRGULA ), cada vez mais aparentes na sociedade.

Sugestão 2

A  ideologia anarquista conversa com outras teorias do período, como o socialismo e o comunismo. Em outras palavras, o Anarquismo entra em campo como uma ideologia do seu tempo, dialogando com a fase do capitalismo industrial e as suas contradições cada vez mais aparentes na sociedade. Sua influência se estenderá para diversos locais ao redor do mundo, inclusive o Brasil.

IV- FECHO simplificado e mais claro; melhora do ritmo da frase.

Original

O movimento social [anarquista] vai ter implicações em diversos locais ao redor do mundo, inclusive no Brasil.

Sugestão

A influência desse movimento social alcançará diversos países, inclusive o Brasil.

Veja no próximo post: os principais nomes do Anarquismo.

Deixe uma resposta

Observação: Você pode usar HTML básico nos seus comentários. O seu email não será publicado.

Assine este comentário via RSS