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Aproveite o melhor dos publicitários: atrair e motivar o público alvo

29.August. 2018
por Claudia Atas

estilo-4-publicidadeNão subestime o poder dos anúncios publicitários. Mensagens solidárias, compreensivas, lisonjeiras e graves como conselho de mãe têm um alvo bem estudado: o consumidor que existe em você.

A simplicidade dos bons anúncios é inversamente proporcional à complexidade da sua produção, que envolve diferentes especialidades e técnicas. O resultado que chega a você é aparentemente singelo, mas com potencial para provocar uma experiência, motivar a compra, manter a fidelidade de marcas, produtos e serviços.estilo-4-made-in-china

Clara, concisa, coloquial e persuasiva, a linguagem publicitária pode ajudar profissionais de qualquer área a escrever melhor. Mas deve ser usada com discernimento porque está a serviço da persuasão, manipulando corações e mentes.

Pressionados a vender, publicitários muitas vezes adulam, (mal) aconselham e usam informações parciais ou inverídicas – caso de anúncios e folhetos de cremes cosméticos que garantem o rejuvenescimento de rostos enrugados.

Com essa precaução, observe como o estilo publicitário pode mudar ou melhorar a sua redação:

Comunicação estratégica em três linhas

Hoje, o profissional de RH tem um papel fundamental na transformação digital das empresas. Conheça o Digital Talent Program aqui no vídeo e veja como transformar a sua empresa  no lugar que todo mundo vai querer trabalhar. (Rede LinkedIn, em 23/8/18)

Ajuda a entender como se constrói uma mensagem eficiente em pouco espaço. A redação é clara, , “dinâmica”. Note a objetividade: nenhuma palavra a mais nem a menos. E todas trabalham pelos objetivos da empresa.

Você não precisa “colar” o texto, mas aproveitar sua estrutura. Observe:

Na primeira linha, a empresa atrai seu público-alvo. Os clientes potenciais são motivados a continuar a leitura com mais informações a partir de um click. Na última linha, o redator conclui a mensagem com uma boa fase de efeito.

Autopromoção velada, mas honesta

Use este recurso para promover produtos e serviços da sua empresa e/ou suas habilidades e experiências. É uma troca velada, porém honesta: prospects ganham conhecimento, dicas, instruções úteis, atualização, etc.; e você e/ou sua empresa ganham visibilidade (nós estamos no mercado) e memória (lembre-se de mim, de nós, quando precisar de…).

Um bom artigo ou uma boa informação bastam para essa publicidade velada, porém honesta. Que o diga Rick Young, presidente e proprietário da Rizzo Young (Chicago-EUA). Recentemente, ele escreveu um artigo em seu blog, e publicou uma chamada na rede social LinkedIn, demonstrando a eficácia desse troca-troca.

Neste post, estou mostrando que entendo de Marketing Digital. Goste ou não do estilo do meu texto, em questão de minutos terei alcançado muito mais pessoas do que alcançaria se estivesse explicando isto face a face. (*)

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Ao lado, Café com Bolo, uma redação promocional Fusion Style publicada na Rede LinkedIn.

O jeitão de “post” esconde uma promoção disfarçada – note que a palavra fundamental é ideias.

Não há troca com o leitor, portanto, não se trata de um ganha-ganha. Mas o conjunto é bom e vale ser considerado no âmbito do que vimos analisando.

Títulos eficazes

Assim como slogans, títulos podem atrair a atenção, causar impacto ou… ser ignorados pela audiência. Sempre que possível, use título para indicar o valor do conteúdo.

Publicitários e jornalistas (nem todos, nem sempre) criam títulos excelentes. Normalmente, eles usam jogos semânticos, contradições, comparação por oposição, analogias, palavras da moda (“made in China”, fake news), entre outros.  Veja alguns exemplos e inspire-se neles para melhorar os seus.

“O que nos motiva é trazer o futuro para o agora” – Folhafronteiras, Folha de S.Paulo, 28/4/18, última página.

Nesse empoderamento do homem sobre a natureza do tempo, inverte-se o curso natural do tempo. Nessa metáfora para a inovação, em vários sentidos, o projeto Fronteiras propõe-se a antecipar o futuro.

Esse jogo com o tempo vem sendo bastante usado, desde o clássico “eu sou você amanhã”, mas ainda causa impacto.

Tradicional há cinquenta anos. Inovadora sempre. (agosto/2018)

Com este jogo de oposição, o título do anúncio que a Universidade Santo Amaro publicou na mídia impressa deu a dimensão desejada pela instituição: ser tradicional não significa ignorar conhecimento e tecnologia de ponta.

É hoje!

Anúncio na mídia impressa para comemorar o dia do corretor imobiliário (27/8/18 – pg. A15). Neste caso, o tempo também é personagem principal.

Três passos simples para evitar que boatos e notícias falsas se espalhem (Folha de S.Paulo 27/8/18 pg. A13)

Didatismo explícito. Não ganharia um Leão de Bronze, mas é eficiente: atrai pela informação objetiva do conteúdo, dirigido ao público em geral.

O Mundo Desenvolvido quer ser Made in China

(seguido pelo subtítulo) “A iniciativa para mudar o Brasil partiu de você. A visibilidade que você precisa (sic) pode partir de nós”. Folha de S.Paulo E Estado de S.Paulo (fim de semana, ago/18):

Exemplo de expressão da moda que condensa longa explicação conceitual. A oposição  ”você” e “nós” faz o jogo de iniciativas complementares.

Conteúdo

Cuidado com os excessos do estilo publicitário ao adotar o estilo publijornalístico. Diálogos fictícios com o leitor/ consumidor, em tom de (falsa) familiaridade, conselhos invasivos e informações pouco confiáveis são recursos tão comuns na publicidade que se tornaram “aceitáveis”. Fuja desses expedientes.

Duas regras de redação vão ajuda-lo sempre: o equilíbrio entre a formalidade sem rigor e o coloquial gramaticalmente correto; e a prática de checar informações, descartando as dúbias, não confirmadas, não isentas e preconceituosas.

Em tempo de fake news, o pior do estilo publicitário não deve sobreviver.

 

(*)  “I’m writing a blog post, showcasing that I understand digital marketing. Regardless of whether or not you like my writing style, in a matter of minutes, my voice will reach far more people than it would if I were explaining this face-to-face. https://rizzoyoungmarketing.com/blog/2018/8/19/5-more-key-tips-social-media-marketing

 

  1. Railda permalink
    August 31, 2018

    Texto perfeito, como sempre! Muita clareza & coerência, sempre.

  2. Claudia Atas permalink
    August 31, 2018

    Obrigada. Feliz duplamente: porque você gostou e pela oportunidade de abraçá-la, mesmo que virtualmente.

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