Skip to content

Teste o seu conhecimento: respostas

18.September. 2011
por Claudia Atas

Como prometi na semana passada, aqui estão as respostas para as quatro questões do Teste o seu Conhecimento.

1- Diálogo na internet:

PR Interview: quais são as atuais ameaças das assessorias de comunicação? Entrevistado: As assessorias de comunicação enfrentam três grandes ameaças.

Luis Fernando e Wesley apontaram corretamente: o problema está em “das”, que deveria ser substituído por “às” assessorias, como sugere Wesley. Com “das”, são as assessorias que ameaçam algo ou alguém. Certo está o entrevistado: elas “enfrentam três grandes ameaças”. Portanto, são ameaçadas por algo ou alguém.

2- Terceirizados vão fazer covas e encontram ossos em cemitério.

De repente houve a surpresa. Funcionários de empresas terceirizadas pela prefeitura para o serviço de limpeza nos cemitérios trabalhavam como coveiros quando …  (FSP, 3/11/11:)

Deixo o comentário do título para daqui a alguns dias. Trato, agora, das cinco primeiras palavras da notícia: um divertido pleonasmo –“De repente houve a surpresa.” Surpresas ocorrem de modo súbito, provocando um sobressalto, uma emoção repentina. Pode-se defender que o repórter enfatizou, intensificou a emoção da cena. Seja como for, vigie os pleonasmos porque, geralmente, são vícios, clichês, repetições desnecessárias.

3- Início de um texto que circulou pela internet, em 20/9/2010: “O presente levantamento não se trata de pesquisa eleitoral (…)

Aqui, há um problema de duplo sujeito em uma só oração: “o presente levantamento” e a partícula “se”. É preciso escolher um ou separar a ideia em duas orações. Por exemplo: O presente levantamento não é (ou não constitui) uma pesquisa eleitoral. Trata-se de mero levantamento de opiniões.

4- E, finalmente, o título que saiu no Terra: “Aluguel em São Paulo sobe mais de duas vezes que a inflação em um ano”

Certamente, o redator tinha em mente duas idéias: “sobe mais de duas vezes em um ano” e “sobe duas vezes mais que a inflação”.  Como a notícia estava na comparação de duas ocorrências em um mesmo período, o correto seria optar por “sobe duas vezes mais que a inflação em um ano”. 

Deixe uma resposta

Observação: Você pode usar HTML básico nos seus comentários. O seu email não será publicado.

Assine este comentário via RSS